MUITO PRAZER GRANDE OTELO

MAS PODE ME CHAMAR DE ANHEMBI

 
 
Vamos viajar de volta ao tempo, e acompanhar a grande criação e construção do nosso  sambódromo tão querido Polo Cultura e Esportivo Grande Otelo (o Anhembi).
Projetado por uns dos maiores arquitetos de nosso país, Oscar Niemeyer, o Sambódromo, começou a ser construído ainda na gestão da prefeita Luiza Erundina. 
Após vários anos de processo construtivo durante os anos 80, só foi inaugurado em 1º de fevereiro de 1991 para apenas 10 mil pessoas e arquibancadas móveis.
E tendo seu espaço totalmente concluído em 1996, durante o mandato de Celso Pitta.
Em 1995, foi completado as obras dos módulos de arquibancada, com sua capacidade de 10 000 para 20 000. Tempos mais tarde em 12 de fevereiro de 1996, na gestão do prefeito Paulo Maluf, obetve todos os setores do sambódromo concluídos, com sua capacidade ampliada para 30 000 pessoas.
A primeira escola de samba Campeã no sambódromo foi a Rosas de Ouro, por gestão do Sr Basílio.
O espaço existente hoje e a construção de um centro esportivo com a instalação do Parque temático da Mônica, baseado nos personagens do desenhista Maurício de Souza, e que posteriormente acabou no Shopping Eldorado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anhembi, palco que trouxe a indentidade do nosso samba, nosso samba brasileiro, nosso samba paulistano, de tantas alegrias, de tantas lágrimas de emoção, e de tantos carnavais que fizeram história.
E de até casamento, quem não se lembra do momento do casamento do Intérprete Agnaldo Amaral, intérprete na época da escola de samba Camisa verde e Branco.
Ou daquela apuração bastante discutida na época, onde no dia 21 de fevereiro, os votos do último quisito Comissão de Frente seria divulgado, até que um homem com a camisa da Império de Casa Verde, Thiago Faria invadiu a área reservada dos votos e retirou, das mãos do locutor Zulu, as notas das escolas de samba e as rasgou . E tudo ficou na mesma com a colocação que assim estava antes do acontecimento ocorrido por Thiago, dando-lhe o campeonato para a Mocidade Alegre no carnaval de 2012.
Não só palco dos desfiles das escolas de samba, mas também da Parada Sete de Setembro, que desfila no anhembi, onde desfila Estado-Maior combinado constituído por militares da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Polícia Federal, Polícia Civil do Estado de São Paulo e Guarda Civil Metropolitana.
 
 
Fotos de Pesquisa no site https://acervo.estadao.com.br/noticias/lugares,sambodromo,8415,0.htm
 

 

     
 
Matéria de Mayara Santos
 

PROJETO DE CONSTRUÇÃO DO ANHEMBI